top of page

Cirurgia da miopia , astigmatismo e hipermetropia

Cirurgia refrativa

A maior de todas as deficiências no Brasil é a visual. Atinge 35,8 milhões de brasileiros de acordo com o ultimo censo do IBGE. O censo também revela que a maioria dos brasileiros que precisa usar óculos para corrigir a visão continua não enxergando bem. Isso acontece porque os óculos estão desatualizados. O ideal é consultar um oftalmologista a cada 18 ou 24 meses antes dos 40 anos. A partir daí, anualmente por causa de doenças oculares que podem surgir com a idade. Só 10% dos brasileiros mantém estaperiodicidade nas consultas.

Para piorar, um estudo conduzido pelo médico com 1,25 mil pessoas que precisam usar óculos mostra que 60% preferiam estar bem longe deles. A rejeição é o dobro entre mulheres que têm 35% mais problemas de visão que os homens segundo o censo do IBGE Queiroz Neto ressalta que a visão responde por 85% de nossa integração com o meio ambiente. Tem portanto, uma estreita relação com nossa independência e bom desempenho da maioria das atividades.

Para quem não quer usar óculos ou lente de contato a única solução é a cirurgia refrativa que livra 9 em cada 10 pessoas do uso de óculos ou lentes de contato corretiva,

Quem pode operar ?

Independente da técnica o especialista afirma que a cirurgia refrativa para graus baixos ou moderados só pode ser realizada em pessoas maiores de 21 anos, com grau estável há um ano, espessura e curvatura de córnea adequada na correção de graus, além de não serem portadoras de doenças oculares infecciosas ou glaucoma. Significa que antes de se livrar dos óculos é necessário passar por um check-up ocular.

Técnicas cirúrgicas

A cirurgia refrativa hoje corrige miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Pode ser feita através da aplicação de laser na córnea, membrana do olho responsável pela refração da luz ou com implante de lente nos graus mais elevados e na correção da presbiopia.

As técnicas Lasik, PRK ou Lasek, corrigem graus moderados de vício refrativo, e a cirurgia totalmente a laser permite a correção de graus mais elevados e pode ser empregada na correção da presbiopia.

PRK

No PRK o cirurgião explica que é retirada a camada externa da córnea, o epitélio, para depois ser aplicado o laser que corrige a refração. A recuperação é mais dolorida e lenta, mas o procedimento permite a correção refrativa em olhos com córneas mais finas desde que o grau não seja alto.

Lasik

No Lasik ele afirma que o epitélio é recortadao com o microcerátomo, uma lâmina de alta precisão e na sequência a córnea é moldada com aplicação de excimer laser. A recuperação é rápida. “Geralmente as atividades podem ser retomadas no dia seguinte”, comenta. O desconforto após a cirurgia é mínimo. As recomendações são: usar os colírios indicados pelo cirurgião, proteger os olhos com óculos que tenham filtro ultravioleta, evitar a prática de esportes e não lavar o cabelo com a cabeça voltada para baixo.

Cirurgia totalmente a laser

Realizada com equipamento de laser ultrarrápido, o femtosegundo, é um procedimento em que o corte e a remodelação da córnea são feitos a laser o que aumenta a precisão e previsibilidade da cirurgia.

O médico explica que o femtosegundo é utilizado para remover o epitélio da córnea. procedimento conhecido como PRK transepitelial. Também é utilizado para recortar a lamela da córnea na técnica do lasik. Ele destaca que além de mais seguras as cirurgias totalmente a laser causam menos olho seco, permitem a correção de graus mais elevados e podem ser feitas em córneas mais finas porque o desgaste do tecido é 40% menor.

Refrativa personalizada

Nossos olhos têm características únicas como as impressões digitais. Por exemplo, afirma, duas pessoas com 4 graus de miopia devem receber tratamentos distintos porque não existe dois olhos iguais. Isso explica porque os tratamentos oculares vêm sendo desenvolvidos de forma cada vez mais personalizada. A cirurgia refrativa personalizada vai além de detectar pequenas imperfeições na córnea com exame de frente de onda. “Hoje a inclui informação de como a luz chega à retina onde as imagens se formam, além de informações sobre as imperfeições na superfície da córnea que devem ser corrigidas", afirma.

Estas informações são incluídas no laser para que a refrativa ofereça correção visual sem distorções, inclusive durante a noite.

Esta atécnica funciona melhor nas cirurgias feitas com femtosegundo. A precisão é tamanha que mesmo após transplante de córnea o resultado cirúrgico é bom. Ele diz que o procedimento também é indicado para astigmatismo irregular e correção de grau residual de refrativa feita com bisturi, a ceratotomia radial.

Altos vícios refrativos

Para quem tem alta miopia, hipermetropia ou astigmatismo a correção visual pode ser feita com o implante de uma lente na câmara posterior ou anterior do olho. A técnica não retira tecido da córnea, por isso pode ser feita em pessoas que têm córnea mais fina. Por isso, todas as recomendações para as cirurgias em que é aplicado laser na córnea são mantidas na correção cirúrgica de altos vícios refrativos, com exceção da espessura da córneaO implante da lente também é contraindicado para diabéticos porque a pode acelerar o desenvolvimento de retinopatia diabética.Ao contrário dos procedimentos a laser, o medico afirma que o implante é reversível.

Correção da presbiopia

Queiroz Neto ressalta que a presbiopia ou vista cansada que dificulta a visão de perto depois do 40 anos pode ser corrigida durante a cirurgia refrativa feita com femtosegundo. Ele explica que o laser faz o centro de uma das córneas ganhar maior poder de refração para perto e a periferia para longe. No outro olho é feito o inverso. Na prática, ele diz que o uso de óculos só é necessário para leituras prolongas e direção noturna.

Outra técnica que recentemente começou a ser usada no Brasil para corrigir a presbiopia é o implante de uma microlente na córnea. Ele diz que para fazer o enxerto é utilizado o femtosegundo para criar um bolso na córnea onde é colocada a microlente. Este procedimento é reversível, assim como o implante de lente para correção de altos graus.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page