Como tratar o Ceratocone ?

Como tratar o ceratocone? O tratamento do ceratocone pode ser realizado com várias frentes de abordagem, sempre com o intuito de controlar o desconforto e minimizar as lesões ocasionadas na córnea do paciente que apresenta essa doença. A intenção dos profissionais de oftalmologia é tentar preservar ao máximo a saúde da córnea — que se prejudica com as reações dos pacientes aos sintomas — e postergar a realização de algum procedimento cirúrgico. De um modo geral, o tratamento aborda o uso de colírios específicos para diminuir o desconforto na região, e assim a progressão da doença associada ao ato de coçar os olhos. Nos quadros iniciais pode nem haver a necessidade do uso de óculos, por ainda apresentar 100% de visão. Nos casos em que a doença provoca uma perda de visão, os óculos são o primeiro recurso, pois em grande parte dos casos ainda restabelece a visão. Quando mesmo com os óculos não se consegue este objetivo, as lentes de contato especiais para ceratocone são valiosas e extremamente úteis. As diversas lentes disponíveis no mercado restabelecem mesmo acuidades visuais muito baixas, com conforto e ganho de campo de visão. O surpreendente resultado das lentes é devido a regularização da superfície ocular, criado com a formação de um filme lacrimal entre a lente e a córnea. Entre as diferentes lentes de contato para o restabelecimento da visão nos pacientes com ceratocone, destacamos as lentes de contato rígidas gás permeáveis comuns (que podem ser utilizadas em ceratocones leves), as lentes rígidas gás permeáveis especiais para ceratocone (utilizadas para quaisquer tipos de ceratocone) e as recentes e promissoras lentes esclerais (com tamanho bem maior que as lentes convencionais, porém muito mais confortáveis). Vale comentar, que em ceratocones bem iniciais e específicos, há a possibilidade de se adaptar lentes de contato gelatinosas com um relativo grau de sucesso. Como o ceratocone é uma doença progressiva, por muito tempo acreditou-se que não existiria controle para essa condição clínica. Porém, com o avanço da medicina oftalmológica, hoje muitas intervenções cirúrgicas são capazes de controlar a lesão na córnea e restaurar a sua função ocular.

Posts Em Destaque