Tenho glaucoma, e agora ?
O diagnóstico "suspeito glaucoma " ocorre quando o seu oftalmologista observa que existem certas condições no seu olho durante a consulta oftalmológica. Estas características podem variar dependendo de cada paciente.
1. pressão intra-ocular elevada.
2. Aparência de escavação no nervo óptico.
3. Alteração do campo visual
4. História familiar embora esta condição aumenta o risco da doença , não é necessariamente uma condição para o diagnóstico.
Quando seu oftalmologista, estiver ciente de que você pode ser um paciente com suspeita de glaucoma, você deve levar este aviso a sério, porque muitos pacientes ignoram este alerta , devido à ignorância da doença, não acreditam no conselho do médico e quando percebem poderá ser tarde demais para a sua saúde ocular.
O nervo óptico, formará a camada de fibras nervosas, que é uma das camadas internas da retina. Temos aproximadamente 1.200.000 fibras nervosas e toda essa estrutura ,medindo entre 1,7 a 2,7 mm. Na parte central do nervo pode estar a escavação afetando uma área entre 20 a 40% da área total do nervo.
Quando a escavação do nervo é maior do que esse percentual é o que passamos a chamar de "suspeita de glaucoma". Como sabemos, existem vários tipos de glaucoma, incluindo alta pressão e pressão normal, a pressão é geralmente suspeitado padrão. A dificuldade é que o aumento de escavação, também podem ser fisiológica, como uma variante normal.
O que fazer na "suspeita" ?
Para excluir a suspeita de glaucoma agendar uma consulta com um oftalmologista familiarizado com este diagnóstico para uma avaliação detalhada .
Que exames deverei fazer?
Para fazer o diagnóstico diferencial deverão fazer exames, tais como:
1.Campo Visual ou campimetria visual
O exame do campo visual é uma importante para avaliarmos a extensão do dano ao nervo óptico devido a pressão ocular alta. No glaucoma, geralmente a visão lateral ou periférica é afetada. Este exame ,do campo visual permitirá ao médico saber se há perda da visão periférica.
2.HRT e OCT , são fotos especiais de seu olho para análise estrutural do nervo, da camada de fibras nervosas da retina
Mesmo com estes exames poderá persistir a dúvida , portanto deverá fazer revisões periódicas, dependendo da orientação do seu oftalmologista.
3.Medidas e testes da pressão intra-ocular em distintos momentos e muitas vezes após ingestão líquida .