top of page

Gravidez pode piorar a visão

Vida de mãe não é fácil. Se você usa óculos, lente de contato ou tem alguma doença ocular vai experimentar uma piora visual durante a gravidez. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier em Campinas toda gestante deve dar maior atenção à saúde ocular. Isso porque, as mudanças metabólicas, da circulação e nível hormonal provocam desde alterações temporárias na visão que desaparecem após a gestação até a piora de doenças oculares e sistêmicas preexistentes

.

Síndrome do olho seco

Uma das alterações temporárias é a síndrome do olho seco, uma variação na quantidade ou qualidade da lágrima causada pelas mudanças hormonais. Os sintomas são: ardência, coceira, queimação, olhos vermelhos e irritados, visão borrada que melhora com o piscar, lacrimejamento excessivo, sensibilidade à luz, desconforto após ver televisão, ler ou trabalhar ao computador. O médico diz que a síndrome pode ser tratada com colírio lubrificante, lágrima artificial. Existem muitos tipos de lágrima artificial e nem todas são adequadas para gestantes Por isso, recomenda consultar um oftalmologista antes de instilar qualquer colírio nos olhos. Para reduzir o desconforto, principalmente em mulheres que usam lente de contato, o oftalmologista afirma que também são indicadas cápsulas de semente de linhaça que diminuem a evaporação da lágrima, reforçando a camada oleosa.

Mudança de grau

Queiroz Neto afirma que a maior circulação de hormônios provoca um inchaço generalizado, inclusive na córnea, lente externa do olho que em conjunto com o cristalino focaliza as imagens na retina. Este inchaço, explica, altera a curvatura da córnea e o grau dos óculos que pode voltar ao que era após o parto.

Manchas escuras

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que no Brasil 14% das gestantes têm mais de 40 anos e 18% entre 15 e 19 anos. Segundo Queiroz Neto estes dois grupos correm maior risco de contrair um fator de risco para o desenvolvimento da pré-eclâmpsia. A doença acontece depois da 20ª semana de gravidez, quando além da hipertensão a mulher elimina proteína pela urina e tem inchaço generalizado. Representa a maior causa de morte da gestante e do feto. A boa notícia é que a dopplerfluxometria pode antecipar o diagnóstico. O especialista explica que o exame é uma espécie de ultrassom e faz o diagnóstico precoce da hipertensão gestacional e da pré-eclâmpsia. Os sintomas são manchas e pontos escuros na visão .

Piora de doenças oculares

Mulheres que têm ceratocone, doença que afina e deforma a córnea, podem experimentar piora da doença na gestação por conta da retenção de água pelo organismo.. Para evitar que a doença evolua para transplante de córnea, o especialista recomenda aplicação de crosslink. A terapia, explica, interrompe a evolução do ceratocone, associando radiação UV e vitamina B2 para fortalecer as ligações das fibras de colágeno da córnea em até três vezes.

Entre gestantes com mais de 40 anos, ressalta, o glaucoma também se agrave na gestação por casa da dificuldade de circulação do humor aquoso decorrente do edema nos tecidos oculares

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page